Q.A.: O Modernismo em Sampa

Se você acha que esse artigo será sobre São Paulo, você está enganado! Este artigo será sobre uma obra moderna de Sampa!

Em 1983 chega a zona oeste de São Paulo o MODERNISMO. Sim a Z.O. ganhou um moderno edifício, projetado por ninguém menos que LINA BO BARDI!

O Local:

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http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/08.093/1897

Diferente do Mosteiro de São Bento, o local para o Sesc não foi estrategicamente escolhido por seu relevo, por seu nível, mas a necessidade do lugar escolheu abrigar o Sesc Pompéia. Ali existia uma fabrica de tambores, que depois veio a se tornar um centro esportivo bem precário, e logo “chegou Lina para ajustar as coisas”.
Na verdade, ela foi convidada a fazer o projeto. Ótima escolha por sinal!

 

 

 

Ao ser convidada a fazer a obra, Lina não só projetou ali, ela viveu. Não que tenha nascido ali, até porque ela era italiana, mas ela visitou o local e viu o que queria que ali permanecesse, e não era apenas os galpões da antiga fabrica, mas sim, aquela simplicidade, alegria e harmonia das pessoas com a antiga construção, e ela percebeu que ali guardava uma história, a identidade de uma parte de São Paulo, então logo pensou “Isso vai permanecer!”.

Ao ser convidada a fazer a obra, Lina não só projetou ali, ela viveu. Não que tenha nascido ali, até porque ela era italiana, mas ela visitou o local e viu o que queria que ali permanecesse, e não era apenas os galpões da antiga fabrica, mas sim, aquela simplicidade, alegria e harmonia das pessoas com a antiga construção, e ela percebeu que ali guardava uma história, a identidade de uma parte de São Paulo, então logo pensou “Isso vai permanecer!”.

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VRSESC003 ARQUIVO GUIA DIVIRTA-SE JT – SESC – SESC Pompéia, a fábrica abandonada ano 1972. FOTO PAQUITO/DIVULGAÇÃO

Então, ao invés de destruir tudo e começar do zero, o projeto foi para restaurar a fabrica e adaptá-la ao novo uso e construir em volta.

O que alterou e por quê?

 

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http://www.folhanoroeste.com.br/noticia/detalhe/9953/sesc-pompeia-realiza-feira-de-produtos-organicos-e-sustentaveis.html

Nos galpões da fabrica eles alteraram o revestimento, na verdade eles retiraram todo o revestimento, deixando os tijolos antigos aparentes. Fortaleceram a estrutura com peças de metal, e isso pode ser facilmente visto, pois tudo que foi alterado ela deixou em vermelho (com exceção das janelas). Essas foram as principais alterações, o resto não passam de adaptações!

 

Estilo a qual pertence a construção: Moderno

No que consiste a obra?

O que de fato foi construído: Duas torres de concreto aparente, forma: prismas, e um cilindro de 70 metros, que é a caixa d’água, fora toda a circulação interna, que também passou por adaptações. A torre mais larga possui cinco pavimentos de 8,60 m de altura piso a piso, as janelas são mais uma obra a parte, pois são “buracos” deformados porém com padrão. Já a torre mais alta possui 12 pavimentos com 4,30 m de altura piso a piso, sendo os dois últimos pavimentos com altura reduzira de 3,70 m piso a piso, essa possui janelas normais, porém distribuídas “sem ordem”. O prisma mais alto apresenta-se girado 33º horários em relação a outra torre. O que já esclarece que tudo tem um porquê, nada nessa construção foi feita por estética, mas sim para solucionar um problema da melhor forma possível, tendo coerência e harmonia com todo o resto.

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http://www.folhanoroeste.com.br/noticia/detalhe/14002/sesc-pompeia-recebe-oficina-de-pedalada-e-aulas-de-danca-gratuitas.html

 

Quando tudo aconteceu?

Lina e seus parceiros começaram a pensar no projeto em 1977, e em 1983 parte foi inaugurada, mas só em 1986 as torres de concreto foram entregues.

Qual foi o legado que Bo Bardi deixou?

Graças a ideia da arquiteta Lina Bo Bardi de conservar os galpões da fabrica, em 2009 o Sesc Pompéia foi tombado pelo CONPRESP reconhecido pela cidade, e em 2015 foi tombado pelo IPHAN, de âmbito nacional, o que significa que esses edifícios estão protegidos e são reconhecidos nacionalmente como patrimônio histórico cultural e não serão destruídos! É importante ressaltar que esse projeto não só tem valor histórico (com o que restou da fabrica), mas  as obras modernistas que ali se instalaram agregaram muito valor ao local, o que triplicaram as razões dele ser protegido, é tanto que a votação foi unanime, todos apoiaram!

Pontos importantes:

  1.  Olhar o Sesc hoje pode até parecer normal, embora aquelas janelas deformadas tenham sempre me chamado a atenção. Porém, naquela época causou certa estranheza. Não só pela sua forma e materiais construtivos, mas também pelo mobiliário que foi completamente pensado e projetado pela Lina Bo Bardi. E sim, muitos reclamavam.
  2. O que nos leva a esse segundo ponto, o teatro do sesc foi muito criticado, pois os bancos são de madeira e beeeem desconfortáveis, e houve muita polemica na época por causa disso, sugeriram até trocar os bancos, mas nada foi feito e tudo está lá como Lina projetou.
  3. O Sesc já contou com apresentações ilustres do mundo da Arte, entre elas Marina Abramovic, artista performática sérvia.

 

Mais uma vez, se quiserem saber a história mais aprofundada, clique aqui, esse é um artigo escrito por um dos estagiários que trabalharam na obra com a Lina.

 

Bibliografia:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/08.093/1897

http://www.archdaily.com.br/br/762958/sesc-pompeia-traz-marina-abramovic-com-expografia-metro

http://www.archdaily.com.br/br/tag/sesc-pompeia/

 

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